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Como usar marketing para atrair e fidelizar clientes



15/03/2016


É uma das primeiras perguntas que qualquer empresário faz quando o assunto é marketing: "Como eu uso o marketing para atrair mais clientes para minha loja ou vender mais meu serviço?" 

Vou utilizar como exemplo a história de Antonio. Antonio tem uma sapataria e quer aumentar o número de clientes. Uma estratégia que Antonio pode utilizar é, por exemplo, buscar em sua cidade um grupo de corrida, ou uma academia que possa fazer uma parceria, afinal todos nesses ambientes usam produtos que ele vende no seu negócio.

Conhecendo o público-alvo

Sempre que estou fazendo um briefing (momento onde o cliente passa para a agência as necessidades da empresa e qual missão ou tarefa deve ser executada) sempre ouço essa resposta quando pergunto para quem será o anúncio: "para todo mundo". É um erro. É impossível se comunicar com todo mundo. Uma campanha precisa ter muito bem definido o público-alvo. Com quem queremos conversar? Se no caso de Antonio ele tem um tênis super moderno para mulheres, é com elas que devemos falar. E provavelmente não vai dar para conversar com todas as mulheres, porque nem todas usam esse tipo de tênis. Outra dica bacana é conhecer bem os clientes que já compram seu produto ou serviço. Se Antonio tem em sua lista de clientes homens que usam sapato social, porque não fazer uma promoção exclusiva para eles? Antonio pode gerar um movimento na loja em uma semana de pouco movimento. A estratégia da exclusividade desperta o interesse das pessoas.

Onde anunciar

Com o público-alvo definido, fica bem mais fácil achar as mídias corretas para comunicar seu produto ou serviço. Além das mídias tradicionais como TV, rádio, outdoor, revistas, jornais, a internet abriu um leque de possibilidades. Além dos sites, as redes sociais possibilitaram uma comunicação mais próxima com os clientes, agora é possível conversar com eles, perguntar, ouvir a opinião. Se Antonio for lançar um novo produto em sua loja, ele pode fazer uma pesquisa com seus clientes para saber se esse produto será aceito.

Planejamento

Planejar é fundamental. É importante destinar um valor (leia-se investimento) para o marketing. A presença constante na mente do consumidor fará com que ele lembre da sua marca na hora que for consumir. E quanto a empresa de Antonio deve investir em marketing mensalmente? Isso já é assunto para o próximo artigo. Até lá.

 

Por Fernando Allmeida,

Diretor de Atendimento da Agência Muito Mais




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