Codisplan - Notícias mais lidas
 

O que é balanço patrimonial e qual sua importância



11/04/2016


O passo inicial que envolve um planejamento financeiro está relacionado com a determinação do patrimônio líquido, ou seja, a riqueza atual e o seu fluxo de caixa líquido, representado pelos recebimentos e gastos. Assim é possível você saber onde está indo o seu dinheiro.


Para se chegar ao seu patrimônio líquido, deve-se preparar o seu balanço patrimonial. O balanço patrimonial fornece uma visão precisa da sua situação financeira ou uma projeção em um determinado período.


Balanço patrimonial:

O balanço patrimonial é formado pelo ATIVO, que são os bens e direitos que você possui, e o PASSIVO que é formado pelas dívidas de curto prazo (aquelas que devem ser pagas em até 12 meses) e de longo prazo (aquelas que serão pagas por mais de 12 meses). Daí a importância do balanço patrimonial, pois ele estabelece a diferença entre o ativo e o passivo e representa o seu patrimônio líquido. Quanto maior o seu patrimônio líquido, maior será a sua riqueza.

Ao elaborar o seu balanço patrimonial você identificará a sua riqueza, e você verá que poderá aumentar a sua riqueza quando tiver condições de aumentar a quantidade de bens e direitos, ou se puder diminuir as despesas.

O balanço patrimonial deve seguir um formato simples e incluir informações básicas em uma ordem específica porque ele é usado para análise e comparação do ativo em relação ao passivo.




O PRÓ-LABORE É OBRIGATÓRIO PARA AS EMPRESAS?
Como é Calculado o Valor do Pró-Labore?
Direito do Trabalho Empregada Gestante e Lactante
CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS
Como Abrir Empresa


Mídia Marketing - 2018
Setor de Programação